A energia eólica é também uma forma de energia solar. O SOL aquece a atmosfera provocando o movimento das massas de ar por convecção. A rotação da terra, a forma e cobertura da superfície terrestre e os planos de água, influenciam a velocidade, direção e variabilidade do vento num determinado lugar.
A energia eólica representa o aproveitamento da energia cinética contida no vento para produzir energia mecânica (a rotação das pás) que pode a seguir ser transformada em energia elétrica por um gerador elétrico.
O vento é utilizado há milhares de anos para responder às necessidades energéticas da atividade humana. Por exemplo na propulsão de meios de transporte (barcos à vela), bombeamento de água ou permitir o funcionamento de atividades industriais, como o caso dos moinhos de vento ainda visíveis em vários locais.
Atualmente, a energia eólica é largamente utilizada para produzir eletricidade. As turbinas que produzem a energia elétrica podem ser instaladas em qualquer local que beneficie de ventos constantes para que possam produzir mais energia.